EVENTOS - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, II ENBNA & I EIBNA

Tamanho da fonte: 
DO DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES À FORMAÇÃO DE ACERVO AFROCENTRADO: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Lyvia Ravena de Sousa Martins, Italo Teixeira Chaves, Heliomar Cavati Sobrinho

Última alteração: 2021-08-25

Referências


ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.


ASANTE, M. K. Afrocentricidade: A teoria de mudança social. Philadelphia: Editora Afrocentricity, 2003.


CARNEIRO, A. S. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser.2005. tese (doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.


FIDELES, L. S. Relações étnico-raciais no desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares. In: SILVA, F. C. G. (org.). Bibliotecári@s negr@s: Pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis: Editora Rocha, 2020.


GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.


LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.


LIMA, G. D. S. Et al. Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. RBBD, v. 14, n. 3, p. 88-103, 2018.


MIRANDA, A. C. C.; CARVALHO, M. M. Desenvolvimento de coleções de fontes de informação eletrônicas em bibliotecas universitárias. Biblionline, v. 10, n. 1, p. 15-28, 2014.


RIBEIRO, D. Pequeno manual anti-racista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.


SANTOS, S. B. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.


VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: 1989.


Texto completo: PDF