Última alteração: 2021-08-25
Referências
AIRES, José Luciano Queiroz et al. (Org,) Diversidade Étnico-racial & Interdisciplinaridade: diálogos com as leis 10.639 e 11.645. Campina Grande: EDUFCG, 2013.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Livros, 2019.
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DIAS, Luciana de Oliveira. Desigualdades étnico-raciais e políticas públicas no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 3, n. 7, mar. – jun. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/39704214/DESIGUALDADES_%C3%89TNICO_RACIAIS_E_POL%C3%8DTICAS_P%C3%9ABLICAS_NO_BRASIL Acesso em: 22 mar. 2021.
ILLICACHI GUZÑAY, Juan. Racismo, neorracismo y educación. Universitas, Revista de Ciencias Sociales y Humanas, Universidad Politécnica Salesiana del Ecuador, Año XIII, No. 22, ene-jun, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4761/476147262005.pdf .Acesso em: 20 mar. 2021.
LINDEMANN, Catia. A busca pela Biblioteconomia Social por meio da Ciência da Informação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande/RS, 2014. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6000/BIBLIO%20SOCIAL.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 jun, 2021.
MATO, Daniel. Las múltiples formas del racismo y los desafíos que plantean a los sistemas de educación superior. De Prácticas y discursos, Universidad Nacional del Nordeste. Centro de Estudios Sociales. año 9, n.13, mar., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341685269_Las_multiples_formas_del_racismo_y_los_desafios_que_plantean_a_los_sistemas_de_Educacion_Superior . Acesso em: 20 mar. 2021.
MOUJÁN, Inés F.; CARVALHO, Elson S. Silva; R. JÚNIOR, Dernival V. (Org.) Pedagogias de(s)coloniais saberes e fazeres. Goiânia, 2020, E-book. Disponível em: https://www.academia.edu/37726199/Pedagogias_de_s_coloniais_Saberes_e_Fazeres. Acesso em: 20 mar. 2021.
RODRIGUES, Renata Cordeiro; BARBALHO, Alexandre Almeida. A obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino: um estudo sobre a implementação da lei nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado, Ceará, EdUECE, v. 06, n. 17. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614 . Acesso em: 15 mar. 2021. Acesso em: 13 fev. 2021.
SPUDEIT, Daniela; MORAES, Marielle de (Org.) Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o século XXI. São Paulo: ABECIN, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/216. Acesso em 2 jul. 2021.
ZEIFERT Anna Paula Bagetti; CENCI, Daniel Rubens; MANCHINI, Alex. A justiça social e a agenda 2030: políticas de desenvolvimento para a construção de sociedades justas e inclusivas. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revista/index.php/direitos-sociais-politicas-pub/article/view/766. Acesso em 20 jun. 2021.